Rev. enferm. UFPE on line; 7 (3), 2013
Publication year: 2013
Objetivo:
analisar a atenção domiciliar à pessoa idosa sob a perspectiva dos profissionais de enfermagem.Método:
estudo qualitativo, realizado em um município do estado do Rio Grande do Norte, com seisenfermeiras vinculadas à Estratégia Saúde da Família (ESF), as quais por meio de um grupo focal descreverama assistência domiciliar que realizam junto ao idoso e sua família. Após a aprovação do projeto de pesquisapelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob protocolo n°155/09,os resultados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo temática. Resultados:
a família e ocuidador da pessoa idosa necessitam de maior apoio da equipe de saúde para a realização dos cuidadospactuados. Conclusão:
a visita domiciliar é uma ferramenta necessária na Estratégia Saúde da Família, a qualé imprescindível à realização do cuidado integral, porém, no contexto deste estudo, não era realizada comfrequência.