A comunicação diante do processo de terminalidade: revisão integrativa

Rev. enferm. UFPE on line; 7 (3), 2013
Publication year: 2013

Objetivo:

conhecer como a literatura tem abordado a comunicação em cuidados paliativos e sua influência notratamento e na vida dos pacientes.

Método:

trata-se de revisão integrativa que incluiu artigos científicospublicados no período de 1993 a 2011 nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde. Dentre os 89 artigos, foramselecionadas 14. Os dados foram analisados e dispostos em três categorias, de acordo com a análise deconteúdo: 1) a comunicação como desafio nos cuidados paliativos; 2) a influência da comunicação naqualidade do cuidado; 3) conhecer as barreiras no processo de comunicação com o doente terminal.

Resultados:

a importância da comunicação na realização de cuidados paliativos foi destacada, as dificuldadespara estabelecer uma comunicação efetiva, além do despreparo do profissional para falar da morte e danecessidade de investimento.

Conclusão:

o desafio é introduzir nos cursos graduação o processo comunicativocomo instrumento do trabalho de enfermagem, visando a promover a formação de relações significativasentre alunos, enfermeiros, pacientes e familiares.