Rev. enferm. UFPE on line; 7 (4), 2013
Publication year: 2013
Objetivo:
construir um referencial teórico que auxilie na identificação de elementos individuais e contextuaisimplicados na evolução histórica do atendimento pré-hospitalar no Brasil que subsidie ações reflexivas eintervencionistas em relação ao melhoramento dessa estratégia. Método:
trata-se de estudo descritivo,documental, de revisão integrativa a partir de estratégias de busca em bases de dados nacionais einternacionais. Em cada base de dados foram utilizadas estratégias de buscas distintas, a partir dosDescritores em Ciências da Saúde (DeCS) e dos Medical Subject Headings (MeSH), por meio dos operadoresbooleanos (or, and, not). Resultados:
foram selecionados catorze artigos para leitura, fichamento ecategorização dos dados. Conclusões:
a busca constante de avanços no atendimento pré-hospitalar mostra-seimprescindível, bem como a monitorização dos resultados, passos fundamentais para a minimização deagravos e o aprimoramento do sistema de atendimento a uma prevalência crescente de intercorrências quecausam grande impacto socioeconômico e epidemiológico e necessitam de atendimento emergencial.