Contribuições de um grupo acerca do Alzheimer para familiares/cuidadores, docentes e discentes da área da saúde

Rev. enferm. UFPE on line; 7 (5), 2013
Publication year: 2013

Objetivo:

identificar a contribuição do grupo ―Assistência Multidisciplinar Integrada aos Cuidadores dosPortadores de Alzheimer‖ no cotidiano de familiares/cuidadores de pessoas com Alzheimer, docentes ediscentes da área da saúde.

Método:

estudo qualitativo, do tipo exploratório-descritivo, realizado com seisfamiliares/cuidadores, cinco docentes e cinco discentes dos cursos da área da saúde, mediante umquestionário semiestruturado e autoaplicável. Os dados foram analisados conforme a técnica de análise deconteúdo. O projeto de pesquisa obteve parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa local (Parecer no039.2009.2).

Resultados:

identificaram-se duas categorias: (re) organização do cotidiano familiar a partir dascertezas e incertezas; (re) construindo saberes significativos aos docentes e discentes pela articulação doconhecimento científico e as vivências dos familiares/cuidadores.

Conclusão:

os familiares/cuidadoresmanifestaram que a convivência, as relações e interações no grupo facilitaram no processo de (re)organização do cotidiano.