Promoção do bem-estar ao acompanhante no ambiente hospitalar: intervenção de enfermagem grupal

Rev. enferm. UFPE on line; 7 (5), 2013
Publication year: 2013

Objetivo:

caracterizar os acompanhantes de clientes hospitalizados; identificar o bem-estar do cuidador prée pós-grupo de acompanhantes utilizando a Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC); analisar oslimites e as possibilidades de integração dos acompanhantes ao ambiente hospitalar.

Método:

estudo deabordagem quanti-qualitativa, do tipo quase-experimental, utilizando-se da técnica grupo focal com 140acompanhantes de pacientes internados nas unidades clínicas e cirúrgicas de um hospital geral, emNiterói/RJ/Brasil, após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob protocolo0102.0.258.000-08. Para a análise dos dados foi empregada a Técnica Análise de conteúdo e descritivasimples.

Resultados:

estabeleceu-se o perfil do acompanhante; os fatores implicados na formação do papelde acompanhante; a atuação do acompanhante no processo de cuidar; reflexos e nexos da relaçãoacompanhante-cuidador; e o significado do ser acompanhante.

Conclusão:

houve melhora no bem-estar apósa intervenção grupal, e a inclusão do acompanhante na prática requer adequação do cenário hospitalar.