Brinquedo terapêutico: revisão integrativa

Rev. enferm. UFPE on line; 7 (5), 2013
Publication year: 2013

Objetivo:

investigar quais os trabalhos científicos que foram publicados entre os anos de 2005 e 2011,relacionados ao uso Brinquedo Terapêutico.

Metodologia:

estudo de revisão integrativa da literatura, para aqual foram seguidas seis distintas etapas: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisapara a elaboração da revisão integrativa; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão deestudos/amostragem ou busca na literatura; definição das informações a serem extraídas dos estudos;avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; interpretação dos resultados e apresentação darevisão/síntese do conhecimento. Na busca dos artigos utilizou-se como descritor: Brinquedo terapêutico, nacoleção ScieLO e Base de dados LILACS.

Resultados:

foram encontrados 34 artigos, porém quandoconsiderados os critérios de inclusão restaram 22 artigos, sendo encontrados seis na Lilacs, dois na Scielo e 14em ambas.

Conclusão:

o Brinquedo Terapêutico permite ao enfermeiro estabelecer com a criança acomunicação eficaz e imprescindível no processo do cuidar.