Rev. enferm. UFPE on line; 7 (5), 2013
Publication year: 2013
Objetivo:
revisar o estado atual da literatura acerca das particularidades que definem a relação mãe-filho esoropositividade. Método:
trata-se de uma revisão integrativa, com busca realizada nas bases MEDLINE,LILACS e SCIELO, utilizando três idiomas para o descritor mother-child relations HIV de publicações doperíodo de 2006 a 2011. 14 artigos na íntegra foram escolhidos para a análise de dados. Resultados:
atransmissão vertical é a principal via de infecção do vírus da imunodeficiência humana em crianças,representando uma dificuldade para a relação mãe-filho. As pesquisas mostraram que o apoio dos pais nodecorrer da vida contribui para um bom desenvolvimento dos filhos. A equipe de saúde tem grandeimportância no enfrentamento da doença. Entretanto, esta também estigmatiza e discrimina esse tipo demãe, não entendendo suas necessidades e afastando-a das redes de cuidados essenciais. Conclusão:
ressaltasea relevância de um trabalho com os profissionais que lidam diretamente com esses sujeitos, oferecendolhesapoio médico e social necessários.