Avaliação e prevenção da úlcera por pressão pelos enfermeiros de terapia intensiva: conhecimento e prática

Rev. enferm. UFPE on line; 8 (2), 2014
Publication year: 2014

Objetivos:

identificar o perfil dos enfermeiros em Centro de Terapia Intensiva e investigar o seuconhecimento acerca da avaliação e prevenção para úlcera por pressão no referido setor.

Método:

estudoexploratório, com abordagem quantitativa, realizado em quatro hospitais de João Pessoa/PB/Nordestebrasileiro. A coleta de dados ocorreu de janeiro a abril de 2008, com questionários em três etapas: perfilsociodemográfico dos enfermeiros, avaliação e prevenção das úlceras por pressão. A análise estatística foiefetuada a partir de técnicas descritivas, demonstradas por frequências absolutas e percentuais. O projeto depesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o Protocolo nº 03/2008.

Resultados:

apopulação era jovem, com 82,5% sexo feminino; as afirmativas corretas sobre avaliação e prevenção dasúlceras por pressão foram respectivamente de 77,5% e 100,0.

Conclusão:

verificou-se discrepância entre osconhecimentos demonstrados nos índices de acertos na prevenção e suas ações reveladas para as atividadespráticas realizadas no cotidiano.