As incertezas de mulheres em vivenciar a sexualidade no climatério

Rev. enferm. UFPE on line; 8 (2), 2014
Publication year: 2014

Objetivos:

compreender como mulheres na faixa etária de 40 a 55 anos vivenciam a sexualidade no climatérioe como o sistema de saúde local está organizado para garantir à assistência integral.

Método:

estudodescritivo e exploratório de abordagem qualitativa. Para a produção dos dados, foram empregadas entrevistassemiestruturadas com 25 mulheres residentes da zona urbana do Município de Major Sales/RN/Nordeste doBrasil e oito profissionais que compõem a Estratégia de Saúde da Família (ESF). No processo de análise einterpretação do material produzido, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Oestudo teve a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o CAAE nº 0015.0.428.000-09.

Resultados:

os conteúdos das falas das mulheres deixam transparecer o significativo medo de perda dajovialidade e da beleza, além das angústias em não satisfazerem mais o parceiro sexualmente.

Conclusão:

ficou claro o aumento de desconfortos durante as relações sexuais, diminuição do desejo e,consequentemente, a redução da frequência da atividade sexual.