Rev. enferm. UFPE on line; 8 (2), 2014
Publication year: 2014
Objetivo:
evidenciar como se dá a utilização de Equipamentos de Proteção Individual pela equipe deEnfermagem de uma Unidade de Urgência e Emergência. Método:
estudo qualitativo descritivo, com oitoprofissionais de enfermagem. A produção de dados ocorreu por meio de observação participante e entrevistasemiestruturada, gravadas em audiotape. As entrevistas foram interrompidas no momento em que asinformações começaram a se repetir. Para a análise, utilizou-se a ordenação, classificação e análise final dosmesmos, resultando em um tema de análise. O projeto de pesquisa obteve a aprovação pelo Comitê de Éticaem Pesquisa, Protocolo 247/2008. Resultados:
a análise dos dados resultou em uma categoria: O uso deEquipamentos de Proteção Individual na ótica da enfermagem que atua em uma Unidade de Urgência eEmergência. Conclusão:
para vários sujeitos estudados, o uso de Equipamento de Proteção Individual estárelacionado ao conhecimento do status sorológico do paciente. Assim, a observância das medidas desegurança ainda é incipiente. Importante para o desenvolvimento de programas de educação permanente paraminimizar riscos na atividade profissional.