Rev. enferm. UFPE on line; 8 (3), 2014
Publication year: 2014
Objetivo:
analisar a produção científica sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde e sua implementaçãona prática de enfermagem. Método:
trata-se de revisão integrativa, realizada a partir da questão norteadorao que a literatura apresenta sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde na prática de enfermagem?,com levantamento nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs),Base de Dados de Enfermagem (BDEnf) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine),utilizando os descritores cuidados de enfermagem, política de saúde e promoção da saúde. Os dadosforam condensados em uma figura, analisados por meio da estatística descritiva e discutidos com base naliteratura. Resultados:
os enfermeiros exercem papel fundamental na implementação da política depromoção da saúde, efetivando a proximidade entre a prática e o conhecimento científico para lidar com asnecessidades dos usuários. Conclusão:
as ações de educador, a busca de novas tecnologias e a realidade dosusuários foram os principais desafios para a implementação dos programas de promoção da saúde na práticade enfermagem.