O processo de adoecimento sob a ótica de usuários de um Programa de Reabilitação Cardíaca

Rev. enferm. UFPI; 3 (3), 2014
Publication year: 2014

Objetivo:

conhecer as percepções de usuários de um Programa de Reabilitação Cardíaca sobre o seu processosaúde-doença.

Método:

estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com usuários de um Programade Reabilitação Cardíaca de um hospital universitário do interior do estado do Rio Grande do Sul. A coleta dedados ocorreu no período de março a maio de 2012, por meio de entrevista semiestruturada. A análise dos dados obedeceu aos critérios de análise de conteúdo temática.

Resultados:

evidenciam que hádes conhecimento, por parte dos usuários, sobre a cronicidade da doença, e que as mudanças de hábitos,necessária para obtenção de melhor qualidade de vida e minimização da ocorrência de novos eventos agudos,são difíceis.

Conclusão:

o Programa de Reabilitação Cardiovascular constitui-se em possibilidade para o enfrentamento do adoecimento e a participação em programas dessa natureza é fundamental para o processo de reabilitação.

Objective:

aimed at finding the usersÂ’ perceptions about a Cardiac Rehabilitation Program concerning theirhealth-illness process.

Method:

it is a descriptive study of qualitative approach that was carried out withusers of a Cardiac Rehabilitation Program of a university hospital of interior Rio Grande do Sul. The datacollection was done from march to may, 2012, through a semi-structured interview. The data analysisfollowed the thematic content analysis criteria.

Results:

showed that there is users’ unawareness about thechronicity of the illness and also that changes in habits – necessary for a better life quality and theminimization of new acute events – are difficult.

Concluded:

the Cardiovascular Rehabilitation Programappears as a possibility for the endurance of illness and the participation in such programs is fundamental forthe rehabilitation process.