MedSafe: protótipo de um jogo virtual sobre preparo e administração de medicamentos
MedSafe: prototype of a virtual game on the preparation and administration of medications
Medsafe: prototipo de un juego virtual sobre preparación y administración de drogas

REME rev. min. enferm; 23 (), 2019
Publication year: 2019

OBJETIVO:

construir e validar um objeto virtual de aprendizagem configurado como um jogo digital de simulação, sobre o processo de administração de medicamentos.

MÉTODO:

estudo metodológico que apresenta o processo de construção e validação de um jogo educacional. Após a construção do protótipo, foram aplicados questionários para a validação de conteúdo da qualidade e de usabilidade. Participaram da pesquisa sete professores como juízes e cinco alunos do curso de Enfermagem como representantes do público-alvo. Os dados foram analisados a partir do índice de validade de conteúdo e do nível de concordância entre os itens das escalas criadas.

RESULTADOS:

após as etapas de criação do jogo intitulado MedSafe, professores foram convidados como juízes para a validação de conteúdo, obtendo-se índice de 0,78. A avaliação de qualidade foi realizada pelo público-alvo revelou média satisfatória. Na avaliação de usabilidade, na qual participaram professores e alunos, atingiu-se nível de concordância baixo, reforçando a necessidade de melhorias no sistema do jogo.

CONCLUSÕES:

o protótipo do jogo MedSafe demonstrou potencial para ser utilizado no ensino do processo de administração de medicamentos e, a partir dos resultados dessa etapa de prototipagem, as modificações serão realizadas e darão subsídios para o aperfeiçoamento do jogo que será aplicado em pesquisas futuras.(AU)

Objective:

to build and validate a virtual learning object configured as a digital simulation game about the medication administration process.

Method:

a methodological study that presents the process of construction and validation of an educational game. After the construction of the prototype, questionnaires were applied to validate quality content and usability. Seven lecturers participated in the research as judges and five Nursing students as representatives of the target audience. Data were analyzed based on the content validity index and on the level of agreement between the items of the created scales.

Results:

after the creation stages of the game entitled MedSafe, lecturers were invited as judges for content validation, obtaining an index of 0.78. The quality assessment was performed by the target audience and proved a satisfactory mean value. In the usability evaluation, in which lecturers and students participated, a low level of agreement was reached, reinforcing the need for improvements in the game system.

Conclusions:

the prototype of the MedSafe game demonstrated its potential to be used in the teaching of the medication administration process and, from the results of this prototyping stage, modifications will be made and will allow for the improvement of the game that will be applied in future research studies. (AU)

Objetivo:

construir y validar un objeto virtual de aprendizaje configurado como juego digital de simulación sobre el proceso de administración de medicamentos.

Método:

estudio metodológico que presenta el proceso de construcción y validación de un juego educativo. Después de la construcción del prototipo, se aplicaron cuestionarios para validar el contenido de la calidad y la usabilidad. Siete docentes participaron en la investigación como jueces y cinco estudiantes de enfermería como representantes del público objeto. Los datos se analizaron en función del índice de validez de contenido y el nivel de acuerdo entre los elementos de las escalas creadas.

Resultados:

después de las etapas de creación del juego titulado MedSafe, los profesores fueron invitados como jueces para la validación de contenido, obteniendo un índice de 0,78. La evaluación de calidad realizada por el público objeto reveló un promedio satisfactorio. En la evaluación de usabilidad, en la que participaron profesores y estudiantes, se alcanzó un bajo nivel de acuerdo, lo que refuerza la necesidad de mejoras en el sistema de juego.

Conclusiones:

el prototipo del juego MedSafe mostró potencial para ser utilizado en la enseñanza del proceso de administración de drogas y, a partir de los resultados de esta etapa de creación de prototipos, se realizarán las modificaciones y se otorgarán subsidios para perfeccionar el juego que se aplicará en futuras investigaciones.(AU)