Rev Rene (Online); 21 (), 2020
Publication year: 2020
Objetivo:
identificar os fatores associados à presença de ideação suicida em cuidadores de sobreviventes de acidente vascular encefálico. Métodos:
pesquisa transversal, realizada com 151 cuidadores informais primários. Utilizaram-se da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse-21 (Depression Anxiety and Stress Scale) e de questionário para avaliação da presença de pensamentos de ideação suicida, cujos dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial. Resultados:
a maior parte dos cuidadores apresentou níveis normais de depressão (76,8%), ansiedade (76,2%) e estresse (79,5%), assim como a ausência de pensamentos de ideação suicida (70,9%). A correlação entre as escalas evidenciou que à medida que os níveis de ansiedade, depressão e estresse aumentam, os pensamentos de ideação suicida se elevam de maneira proporcional. Conclusão:
observou-se que níveis elevados de depressão, ansiedade e estresse favoreceram o aumento da frequência de pensamentos de ideação suicida entre os cuidadores de sobreviventes de acidente vascular encefálico. (AU)