Rev Rene (Online); 21 (), 2020
Publication year: 2020
Objetivo:
desvelar percepções de enfermeiros acerca das competências desenvolvidas no pós-operatório imediato do transplante de fígado. Métodos:
pesquisa qualitativa. Dados coletados por meio de entrevista semiestruturada e observação sistemática não participante, com oito enfermeiros da unidade de pós-operatório imediato de transplante de fígado de um hospital de referência. Para explanação dos resultados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Resultados:
o conteúdo obtido a partir das entrevistas foi sistematizado em três eixos temáticos: preparo da Unidade de Terapia Intensiva pós-operatória para admissão do receptor de fígado; atuação de enfermeiros na internação do receptor de fígado em Unidade de Terapia Intensiva pós-operatória; atividades exercidas no âmbito gerencial, ensino e pesquisa. Conclusão:
aponta-se que as competências desenvolvidas pelos enfermeiros ocorrem de forma direcionada e individualizada, envolvendo, de modo integrado, as dimensões administrativas, organizacionais, gerenciais, assistenciais e de ensino-pesquisa.(AU)