Perfil clínico-epidemiológico de pacientes cirúrgicos com ressecamento ocular e risco de ressecamento ocular
Rev Rene (Online); 21 (), 2020
Publication year: 2020
Objetivo:
determinar o perfil clínico-epidemiológico de pacientes cirúrgicos com ressecamento ocular e com o diagnóstico de enfermagem Risco de ressecamento ocular, no período pós-operatório.Métodos:
estudo transversal, com 82 pacientes em pós-operatório. Para análise, utilizaram-se as frequências, medidas do centro de distribuição e respectivas variabilidades.Resultados:
prevalência equivalente entre o ressecamento ocular e o diagnóstico de enfermagem. A média de idade foi 57,7 anos para pacientes com ressecamento ocular e 59,6 anos para aqueles com o diagnóstico de risco. Em ambos os grupos, existiu predominância do sexo feminino, cirurgias cardiovasculares e uso de anestésico geral. O tempo de procedimento cirúrgico obteve mediana de 105 minutos para pacientes com ressecamento ocular e 67,5 minutos para aqueles com o diagnóstico de risco.Conclusão:
predominância de mulheres em meia idade submetidas a cirurgias eletivas de motivos cardiovasculares para ambos os grupos, entretanto, com tempo de procedimento cirúrgico distinto.(AU)
Procedimientos Quirúrgicos Operativos, Diagnóstico de Enfermería, Unidades de Cuidados Intensivos, Periodo Posoperatorio, Síndromes de Ojo Seco/epidemiología, Síndromes de Ojo Seco/diagnóstico, Procedimientos Quirúrgicos Cardiovasculares, Anestesia/efectos adversos, Anestésicos/efectos adversos, Postura, Factores de Riesgo, Factores de Tiempo, Estudios Transversales, Prevalencia