Perfil de crianças e adultos com estomia intestinal do centro de referência da Bahia-Brasil

Estima (Online); 18 (1), 2020
Publication year: 2020

Objetivo:

Identificar o perfil de crianças e de adultos com estomia atendidos em um Centro Estadual de Referência do Estado da Bahia.

Método:

Trata-se de pesquisa descritiva transversal, com abordagem quantitativa, com amostra de conveniência de 43 pacientes que atenderam aos critérios de inclusão. Os dados foram coletados por meio de entrevista e avaliação da estomia e pele ao redor, analisados por estatística descritiva, com distribuição de frequência e percentual.

Resultados:

Houve predomínio do sexo masculino, idade de 40 a 59 anos, solteiros, com ensino fundamental incompleto, renda familiar de um salário mínimo, tendo o câncer colorretal e trauma por arma de fogo como responsáveis pela estomia. Destacou-se a ocorrência da colostomia descendente temporária, uso de dispositivo drenável, peça única, recortável, com recorte maior que o diâmetro da estomia, presença de dermatite. A higienização da estomia e troca do dispositivo eram realizadas de forma independente pela maioria.

Conclusão:

Os resultados do estudo indicaram necessidade de reavaliar as estratégias utilizadas na assistência especializada com ênfase nas ações educativas voltadas ao autocuidado e maior participação do usuário no programa, objetivando sua reabilitação e melhoria na qualidade de vida.