Pré-natal masculino: um relato de experiência no contexto da educação em saúde

Enferm. foco (Brasília); 11 (2), 2020
Publication year: 2020

Objetivo:

relatar a vivência de uma enfermeira com o pré-natal masculino na perspectiva de educação em saúde.

Método:

trata-se de um relato de experiência, que ocorreu por meio do estágio da pós-graduação em Enfermagem e Obstetrícia, de junho a julho de 2018, em uma Unidade Básica de Saúde.

Resultados:

a vivência permitiu refletir sobre a atuação do profissional de Enfermagem Obstétrica e a construção de saberes voltados para a família, ampliando o campo de cuidado e conhecimento. A realização da sala de espera não foi efetiva, mas, por outro lado, a consulta do pré-natal se mostrou como um espaço de reflexão e mudança de hábitos a partir da troca de experiência.

Considerações finais:

o pré-natal masculino vem se mostrando como importante estratégia de incentivo à participação do homem no serviço de saúde, e a educação em saúde se configura como um artifício de fortalecimento da atuação do enfermeiro obstetra. (AU)

Objective:

to report the experience of a nurse with male prenatal care in the perspective of health education.

Method:

This is an experience report, which was carried out through the Nursing and Obstetrics post-graduation, from June to July, 2018, in a Basic Health Unit.

Results:

the experience allowed us to reflect on the performance of the professional obstetric nursing and the construction of family-oriented knowledge, expanding the field of care and knowledge. The waiting room was not effective, but, on the other hand, the prenatal consultation proved to be a space for reflection and change of habits based on the exchange of experience.

Final considerations:

male prenatal care has been shown to be an important strategy to encourage the participation of men in the health service, and health education is an artifice to strengthen the performance of obstetrician nurses. (AU)

Objetivo:

relatar la vivencia de una enfermera con el prenatal masculino en la perspectiva de educación en salud.

Método:

se trata de un relato de experiencia, que ocurrió por medio de la etapa del postgrado en Enfermería y Obstetricia, de junio a julio de 2018, en una Unidad Básica de Salud.

Resultados:

la vivencia permitió reflexionar sobre la actuación del proceso, profesional de Enfermería Obstétrica y la construcción de saberes orientados a la familia, ampliando el campo de cuidado y conocimiento. La realización de la sala de espera no fue efectiva, pero, por otro lado, la consulta del prenatal se mostró como un espacio de reflexión y cambio de hábitos a partir del intercambio de experiencia.

Consideraciones finales:

el prenatal masculino se viene mostrando como importante estrategia de incentivo a la participación del hombre en el servicio de salud, y la educación en salud se configura como un artificio de fortalecimiento de la actuación del enfermero obstetra. (AU)