Poder preditivo de uma escala de alerta precoce para deterioração clínica de pacientes críticos
Poder predictivo de una escala de alerta precoz para el deterioro clínico de pacientes críticos
Rev. enferm. UFSM; 10 (), 2020
Publication year: 2020
Objetivo:
avaliar o poder preditivo de uma escala de alerta precoce modificada para identificação de deterioração clínica em pacientes críticos.Método:
estudo descritivo, quantitativo, em hospital de ensino, com 214 indivíduos na unidade de terapia intensiva, por meio de revisão dos prontuários, de março a dezembro de 2018.Resultados:
o tempo médio de permanência foi de 10,42 dias e as doenças respiratórias consideradas a principal causa de admissão. Dentre a população estudada, 136 (63,6%) obtiveram alta e 78 (36,4%) foram a óbito. Dos 78 pacientes (36,4%), a média do escore da escala de alerta precoce para deterioração na admissão foi de 3,410 e a média que antecedeu o óbito foi de 5,000.Conclusão:
considerou-se a escala de alerta precoce utilizada neste estudo, um instrumento fidedigno para identificação da deterioração clínica, recomendando-a para prevenção de parada cardiorrespiratória em adultos no ambiente hospitalar.
To evaluate the predictive power of a modified early warning scale to identify clinical deterioration in critically ill patients.