Transtorno de adaptação decorrente do parto: avaliação de sinais e sintomas em puérperas
Adjustment disorder resulting from childbirth: evaluation of signs and symptoms in postpartum women
Rev. eletrônica enferm; 21 (), 2019
Publication year: 2019
Estudo transversal analítico, que objetivou avaliar a presença de sinais e sintomas de Transtorno de Adaptação em puérperas de uma maternidade pública do Recife, bem como, evidenciar fatores relacionados a este transtorno.
Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos:
um sobre dados sociodemográficos e a Escala de Impacto de Eventos. Das 151 puérperas pesquisadas, 12 (7,94%) apresentaram escore compatível com a presença de sinais e sintomas de Transtorno de Adaptação decorrentes do parto, estando associados principalmente a: presença de sentimento de tristeza e desinteresse pela vida anteriores ao parto, via de parto final não desejada, ausência de acompanhante durante o parto, relato de nenhum ou pouco planejamento de gestação, cesárea ou parto vaginal com episiotomia como tipo de parto atual, e assistência prestada pelo profissional médico. Verificou-se que o uso da Escala de Impacto de Eventos pode contribuir na triagem, acompanhamento e suporte adequado das puérperas identificadas com indícios de Transtorno de Adaptação.
This is an analytical cross-sectional study aimed to evaluate the presence of signs and symptoms of Adjustment Disorder in postpartum women in a public maternity hospital in Recife, as well as to discuss factors related to this disorder.