Trabalho interdisciplinar desenvolvido por profissionais de saúde em grupo de gestantes e/ou casais grávidos (1996-2016)
Trabajo interdisciplinario desarrollado por profesionales de salud en grupo de gestates y/o parejas embarazadas (1996-2016)

Hist. enferm., Rev. eletronica; 10 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

Conhecer o trabalho interdisciplinar desenvolvido pelos profissionais de saúde durante os encontros do grupo de gestantes e /ou casais grávidos no período de 1996 a 2016.

Método:

Pesquisa qualitativa de natureza histórico-social, utilizando a Análise de Conteúdo das entrevistas através da história oral temática de 11 profissionais de saúde que participaram de grupo de gestantes e/ou casais grávido no período de 1996 a 2016, e a pesquisa documental para conferência e confiabilidade dos dados. A análise foi guiada pela teoria do autocuidado de Dorothea Orem.

Resultados:

Abordou-se o significado do trabalho interdisciplinar no grupo de gestantes fortalecendo sua prática e suprindo as necessidades da comunidade, bem como sua importância ao longo da sua trajetória e suas contribuições para gestantes, família, comunidade social e acadêmica dando a oportunidade de informação, fortalecimento e criação do vínculo familiar.

Conclusão:

O grupo de gestantes torna-se um espaço para a formação e desenvolvimento de alunos e profissionais de saúde, através de troca de experiências e práticas integradas. Como práticas de saúde, influenciam o parto normal, a amamentação, a autoconfiança da mulher e seu parceiro e o empoderamento no processo de gestar e parir.