Museu como estratégia de difusão do conhecimento em história da enfermagem
El museo como estrategia para la difusión del conocimiento en historia de enfermeira

Hist. enferm., Rev. eletronica; 10 (2), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

analisar a visita guiada como ferramenta de educação museal para o ensino de História da Enfermagem.

Método:

Estudo descritivo e qualitativo, cujo cenário foi a Escola de Enfermagem Anna Nery. Os dados foram coletados no período de julho de 2018 a outubro de 2019 em 129 formulários de avaliação da atividade e por 18 entrevistas semiestruturadas. Os participantes foram professores e estudantes de cursos de graduação em enfermagem. Os dados dos formulários foram organizados e analisados por meio de estatística simples. As entrevistas foram transcritas e submetidas a análise temática.

Resultados:

Professores e alunos atribuem grande importância à visita guiada ao museu para o processo de ensino-aprendizagem e aprimoramento do conhecimento em História da Enfermagem; Reconhecem que a estratégia ajuda na construção de uma identidade profissional a partir do contato com o patrimônio histórico da enfermagem.

Conclusão:

A visita guiada é uma estratégia educativa que tem o museu como espaço de difusão do conhecimento e permite que sejam agregadas a ela diferentes estratégias pedagógicas para o ensino de História da Enfermagem.