Biografias de enfermeiras brasileiras: constructos da identidade da profissão
Biografías de enfermeras brasileñas: construcciones de la identidad de la profesión

Hist. enferm., Rev. eletronica; 10 (2), 2019
Publication year: 2019

O estudo tem como objetivo analisar as produções científicas sobre biografias de enfermeiros e suas contribuições na construção da identidade da profissão.

Revisão integrativa da literatura cuja busca contemplou publicações científicas com os seguintes descritores não controlados do DeCS:

História da Enfermagem, Memória e Biografia; e do MeSH: History of nursing, Memory and Biography. A busca pelo material ocorreu no período de maio 2018 a agosto de 2018 e foi selecionado um total de 388 artigos, dos quais, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 29 compuseram a amostra final. Os resultados apontaram para um maior número de artigos publicados na base de dados BDENF (Banco de Dados de Enfermagem), com predominância de publicação por parte de instituições de ensino das Regiões Sudeste e Sul. As biografias contribuem com o debate acerca da profissão na construção da identidade da enfermagem. Tem-se que a trajetória profissional desses enfermeiros foi, em cada momento histórico, e em cada campo de atuação, de grande relevância para a construção da identidade da profissão e tiveram grande significado em suas instituições de origem, assim como na realidade brasileira.