Florence Nightingale e a História da Enfermagem
Florence Nightingale y la Historia de Enfermería

Hist. enferm., Rev. eletronica; 10 (2), 2019
Publication year: 2019

A Enfermagem profissional no mundo foi construída a partir das bases científicas propostas por Florence Nightingale (1820-1910). Em 2010, celebrou-se o centenário do falecimento dessa personagem, para registrar este marco histórico, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que este ano fosse considerado como o Ano Internacional da Enfermeira.

Objetivo:

Verificar através de uma revisão de literatura, as publicações nacionais e internacionais em que o nome de Florence Nightingale é citado e comparar com a História da Enfermagem no período de 1910 a 2016.

Metodologia:

Realizou-se uma busca na base eletrônica de dados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS-BIREME), refinando pelas fontes de dados da Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), com os termos "Florence Nightingale", "História" e "Enfermagem".

Resultados:

A busca totalizou 507 artigos encontrados, após a leitura dos resumos, enquadraram-se nos critérios de inclusão 19 artigos, e foram analisados segundo os preceitos da análise de conteúdo. As publicações demonstram a importância da Florence Nightingale no desenvolvimento da Enfermagem.

Conclusões:

A pesquisa reforça o fato que as ideias de Florence estão espalhadas em todo o mundo. São 19 trabalhos localizados em que o conhecimento dessa personagem é difundido, maior expoente da Enfermagem, peça fundamental, a qual pelos dados apresentados na pesquisa acentua importância, refletindo papel decisivo na construção dessa ciência denominada "Enfermagem"