Vivência de mulheres diagnosticadas com HIV/Aids durante a gestação
Experience of women diagnosed with HIV/Aids during pregnancy
Ciênc. cuid. saúde; 14 (2), 2015
Publication year: 2015
O estudo objetivou descrever como as mulheres diagnosticadas com HIV durante o pré-natal vivenciam o diagnóstico e a gestação. Trata-se de pesquisa exploratório-descritiva, qualitativa, realizada em uma instituição municipal de saúde de Juazeiro do Norte, entre dezembro de 2012 e fevereiro de 2013. Participaram cinco mulheres, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. As informações foram coletadas através de entrevista semiestruturada e os dados obtidos foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo.
Os resultados indicaram três categorias:
O pré-natal como estratégia para o rastreamento da infecção pelo HIV; Reações diante da descoberta do diagnóstico e; Apoio após a descoberta do HIV.E mostraram que o conhecimento do diagnóstico causou impacto negativo na vida das participantes, levando-as a analisar seus planos pessoais, com o apoio de familiares, amigos e/ou serviço que as acompanham. Enfim, o diagnóstico ainda encontra-se permeado de estigma e preconceito. As consultas de pré-natal tornaram-se momentos excepcionais para a atuação da enfermagem, garantindo uma assistência humanizada e integral.
The study describes how women diagnosed with HIV during the prenatal experience the diagnosis and pregnancy. It is exploratory, descriptive, qualitative research conducted in a municipal institution Juazeiro health, between December 2012 and February 2013. Participant’s five women, after approval by the Research Ethics Committee. Information was collected through semi-structured interviews and data were analyzed by content analysis technique.