Efetividade de jogo educativo sobre contracepção com adolescentes escolares: estudo quase-experimental
Effectiveness of an educational game on contraception with school adolescents: a quasi-experimental study
Efectividad de un juego educativo sobre anticoncepción con adolescentes escolares: un estúdio casi experimental

Online braz. j. nurs. (Online); 18 (4), 2019
Publication year: 2019

OBJETIVO:

analisar a efetividade de tecnologia educativa sobre contracepção com adolescentes escolares.

MÉTODO:

estudo quase-experimental com 85 adolescentes do Instituto Federal do Ceará, Campus Aracati. Analisou-se a efetividade do jogo educativo por meio de testes estatísticos, comparando a diferença de conhecimento antes e depois da intervenção.

RESULTADOS:

os métodos contraceptivos mais conhecidos foram o contraceptivo oral (33,1%) e o preservativo (44,1%). Os adolescentes apresentaram conhecimento prévio deficiente e após a intervenção, houve aumento no percentual de acertos em todos os itens, com diferença estatisticamente significante em cinco deles (p<0,001). A efetividade do jogo foi comprovada pela análise comparativa da média de acertos antes e depois da intervenção (p<0,001).

DISCUSSÃO:

as ações educativas sobre a temática devem utilizar tecnologias criativas e inovadoras, possibilitando melhoria de conhecimentos que favoreçam a promoção da saúde sexual e reprodutiva deste público.

CONCLUSÃO:

o jogo educativo foi efetivo na melhoria do conhecimento dos adolescentes sobre contracepção.

OBJECTIVE:

to analyze the effectiveness of educational technology on contraception with adolescent students.

METHOD:

quasi-experimental study with 85 adolescents from the Federal Institute of Ceará, Campus Aracati. The effectiveness of the educational game was analyzed using statistical tests, comparing the difference in knowledge before and after the intervention.

RESULTS:

the most known contraceptive methods were oral contraceptives (33.1%) and condoms (44.1%). The adolescents had poor prior knowledge and after the intervention, there was an increase in the percentage of correct answers in all items, with a statistically significant difference in five of them (p <0.001). The effectiveness of the game was confirmed by the comparative analysis of the average number of correct answers before and after the intervention (p<0.001).

DISCUSSION:

educational actions on the theme must use creative and innovative technologies, leading to improved knowledge that favors the promotion of sexual and reproductive health of this audience.

CONCLUSION:

the educational game was effective in improving the knowledge of adolescents regarding contraception.

OBJETIVO:

analizar la efectividad de la tecnología educativa en la anticoncepción con adolescentes escolares.

MÉTODO:

estudio cuasiexperimental con 85 adolescentes del Instituto Federal de Ceará, Campus Aracati. La efectividad del juego educativo se analizó mediante pruebas estadísticas, comparando la diferencia de conocimiento antes y después de la intervención.

RESULTADOS:

los métodos anticonceptivos más conocidos fueron los anticonceptivos orales (33.1%) y los preservativos (44.1%). Los adolescentes tenían un conocimiento previo deficiente y después de la intervención, hubo un aumento en el porcentaje de respuestas correctas en todos los ítems, con una diferencia estadísticamente significativa en cinco de ellos (p <0.001). La efectividad del juego fue confirmada por el análisis comparativo del promedio de respuestas correctas antes y después de la intervención (p <0.001).

DISCUSIÓN:

las acciones educativas sobre el tema deben utilizar tecnologías creativas e innovadoras, que permitan mejorar el conocimiento que favorezca la promoción de la salud sexual y reproductiva de esta audiencia.

CONCLUSIÓN:

el juego educativo fue efectivo para mejorar el conocimiento de los adolescentes sobre la anticoncepción.