Planejamento estratégico para o desenvolvimento de padrões profissionais de enfermagem: nota prévia
Strategic plan for developing nursing professional standards: preview note

Online braz. j. nurs. (Online); 2 (1), 2003
Publication year: 2003

CONTEXTO:

Diante da função primordial de um Hospital Universitário e após a análise do contexto e dos envolvidos, avaliou-se que o desvio do foco assistencial do cliente (usuário externos) e do aluno (usuário interno) é o problema prioritário e central.

OBJETIVOS:

Avaliar o impacto da implantação do cuidado centrado no cliente, integral e hierarquizado, baseado em evidências científicas, desenvolvendo uma base de dados científicos sobre a relação entre os resultados do cliente sensíveis aos cuidados de enfermagem.

MÉTODO:

O monitoramento e a avaliação do plano estratégico elaborado pela Coordenação de Enfermagem do HUPE/UERJ. Os dados serão coletados do prontuário do cliente e dos documentos da administração hospitalar (escalas, etc). Os dados qualitativos serão colhidos por meio de entrevistas com os clientes e funcionários. Os dados serão submetidos a análise estatística (regressão múltipla) e qualitativa para analisar a relação entre os resultados e a implantação dos padrões profissionais de enfermagem.

RESULTADOS ESPERADOS:

o perfil do atendimento ao cliente com base nos indicadores sensíveis aos cuidados de enfermagem.

PROBLEM:

At the University Hospital of the University of Rio de Janeiro State (HUPE/UERJ),the Nursing Coordination analysed the social context and the stakeholders of health assistence, and identified a problem to address: a change shift in the focus from the client and student to the institution itself.

OBJECTIVE:

To achieve the vision of a 24/7 nursing care, centered in the client and based on scientifc evidence, a strategic plan was developed to establish nursing professional standards.

METHOD:

As an instrument of social management, an Strategic Project represents the process of assessment, diagnosis, planning, and evaluation of the nursing managers to improve the quality of care at HUPE/UERJ.

EXPECTED OUTCOME:

a hospital database related to client outcomes related to nursing care.