Dificuldades de pacientes e cuidadores na realização do cateterismo intermitente limpo: revisão de escopo

Estima (Online); 18 (1), 2020
Publication year: 2020

Objetivo:

Identificar as principais dificuldades relatadas pelos pacientes e cuidadores no uso do cateterismo intermitente limpo descritas na literatura científica.

Métodos:

Revisão de escopo com estudos publicados em português, inglês ou espanhol, sem limite de data, em base de dados eletrônicas e bibliotecas digitais, utilizando descritores e palavras-chave.

Resultados:

Foram identificados 790 estudos, sendo incluídos 34 estudos publicados entre 1984 e 2019. As principais dificuldades relatadas na realização do cateterismo intermitente limpo foram referentes a inserção do cateter, dor, desconforto, trauma uretral, banheiros públicos com instalações inadequadas, dificuldades físicas e falta de acesso aos insumos necessários.

Conclusão:

Os estudos analisados evidenciam as dificuldades que os pacientes usuários do cateterismo intermitente limpo e seus cuidadores enfrentam no dia a dia, que estão relacionadas à fatores intrínsecos e extrínsecos, institucionais e governamentais e podem diminuir a satisfação e a aderência aos programas de reabilitação vesical, com impacto na qualidade de vida dos pacientes e seus cuidadores. Portanto destaca-se a necessidade de educação em saúde para o adequado ensino da realização do cateterismo intermitente limpo, enfatizando a importância do papel do enfermeiro nesse processo.