Estima (Online); 18 (1), 2020
Publication year: 2020
Objetivo:
caracterizar o perfil clínico-cirúrgico de crianças submetidas à cirurgia cardíaca que desenvolveram infecção de sítio cirúrgico em hospital público na cidade de Fortaleza, Ceará. Métodos:
pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, desenvolvida em unidade de cardiologia pediátrica, com dados coletados nos meses de abril a junho de 2018. A amostra do estudo foi composta por 26 crianças com infecção de ferida operatória no ano de 2017. Resultados:
não houve prevalência de gênero; o intervalo do peso variou de 3 a 6 kg (42,3%) e os neonatos tiveram prevalência de 38%. As cirurgias corretoras representaram 88% do total; o tempo cirúrgico variou de 2 até 6 horas (38%); 70% das crianças foram submetidas a circulação extracorpórea com o tempo predominante de 90 a 120 minutos (27%); o diagnóstico de infecção foi feito entre 4 a 6 dias após o procedimento. Houve cobertura antibiótica profilática em 88% e a preparação da pele em 92% das crianças. Conclusão:
caracterizar o perfil clínico-cirúrgico de crianças submetidas à cirurgia cardíaca torna-se imprescindível para a tomada de decisões nos processos de cuidado do enfermeiro, enfatizando os achados como base para o desenvolvimento de estratégias para a prevenção de infecção de sítio cirúrgico nessa clientela