Estima (Online); 18 (1), 2020
Publication year: 2020
Objetivo:
Verificar a ocorrência de complicações de estomias em crianças, bem como caracterizar o perfil sociodemográfico e clínico das crianças atendidas no ambulatório. Métodos:
Estudo quantitativo, descritivo, de caráter prospectivo, realizado com 37 crianças no período de fevereiro a agosto de 2016 no ambulatório de um hospital público de Brasília, Distrito Federal. Na análise estatística, as variáveis categóricas foram descritas por meio de frequência absoluta e relativa e as variáveis quantitativas por meio da média e desvio padrão. O teste qui-quadrado foi utilizado para verificar associações entre variáveis qualitativas. Resultado:
56,7% das crianças apresentaram complicações relacionadas às estomias. A complicação mais frequente foi a dermatite de contato. Conclusão:
Poucos estudos são direcionados apenas para as crianças com estomias. Espera-se que os dados obtidos a partir desta pesquisa possam subsidiar o planejamento das ações dos profissionais de saúde, a fim de diminuir e/ou evitar a ocorrência destas complicações