Tecendo redes: itinerários terapêuticos de pessoas com estomia

Estima (Online); 18 (1), 2020
Publication year: 2020

Objetivo:

descrever o itinerário terapêutico de pessoas com estomia em busca de cuidados especializados.

Método:

estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, com dez pessoas com estomia atendidas no Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada, de agosto a novembro de 2017. A reconstituição se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, registro em diário de campo e consulta aos prontuários dos serviços de saúde especializados, e processadas pelo software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Texte et de Questionnaires.

Resultados:

o itinerário terapêutico tem início com a descoberta dos sinais e sintomas, quando há acesso aos serviços de saúde mais próximos e a posteriori em busca de serviço especializado. Marcado por conexões formais e sustentados por subsistemas inter-relacionados. As trajetórias de busca, produção, transporte sanitário e gerenciamento do cuidado para saúde, empreendidos por pessoas, famílias e grupos informais expressam percursos e movimentos distintos na fase que antecede ao atendimento especializado.

Conclusão:

o conhecimento apreendido pelos discursos possibilita a identificação de necessidades básicas apresentadas por essa clientela, facilidades e barreiras encontradas no percurso empreendido para obter um plano terapêutico adequado.