Jogo educativo sobre prevenção de quedas em idosos: nota prévia

Rev. enferm. UFPE on line; 14 (), 2020
Publication year: 2020

Objetivo:

analisar o potencial educativo da construção participativa de um jogo sobre prevenção de quedas em idosos que sirva de apoio para as práticas de Educação em Saúde e Educação Permanente em Saúde.

Método:

estudo qualitativo, pesquisa-ação participativa, que será desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde com profissionais das equipes de Estratégia Saúde da Família e Núcleo Ampliado de Saúde da Família, além de idosos residentes na área de abrangência da referida unidade, participantes de um grupo de convivência. Os dados serão coletados a partir da técnica de Observação Participante, Análise Documental, entrevistas individuais, Photovoice, Grupos Focais e realização de oficina utilizando a técnica de Design Thinking com apoio de Redação Ancorada para construção do jogo educativo. Para análise dos dados, os mesmos serão processados utilizando o software IRaMuTeQ®. Esta pesquisa se norteará pelo referencial teórico-analítico da Práxis Freiriana.

Resultados esperados:

espera-se contribuir com avanços para a realidade assistencial e educativa dos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde no contexto da prevenção de quedas em idosos, permitindo desvelar a realidade temática e colaborar com as práticas educativas nesse contexto.(AU)