Desenvolvimento de um material educativo para a prevenção e o tratamento das lesões por fricção

Estima (Online); 18 (1), 2020
Publication year: 2020

Objetivo:

desenvolver e validar uma cartilha educativa para ajudar o profissional da saúde a prevenir e tratar da lesão por fricção.

Método:

estudo metodológico. Foi realizada revisão integrativa da literatura dos periódicos publicados entre 2009 e 2019 nas principais bases de dados de Ciências da Saúde. A avaliação da cartilha educativa foi conduzida com 32 enfermeiros, utilizando a técnica de Delphi. A análise estatística utilizada foi o Índice de Validade de Conteúdo.

Resultados:

os juízes consideraram o conteúdo da cartilha educativa entre os conceitos “inadequado” e “adequado”, na primeira avaliação; após as correções solicitadas pelos juízes, a cartilha foi reenviada aos avaliadores e o conteúdo da cartilha educativa foi avaliado entre “adequado” e “totalmente adequado”. O Índice de Validade de Conteúdo geral foi de 0,8118 na primeira avaliação e 1,0 na segunda avaliação.

Conclusão:

após a revisão integrativa da literatura, o material foi construído e validado por profissionais com experiência em avaliar e tratar de indivíduos com feridas, obtendo consenso entre os avaliadores na segunda avaliação.