Consulta pré-operatória de enfermagem e o autocuidado do paciente oncológico com estomia respiratória

Estima (Online); 18 (1), 2020
Publication year: 2020

Objetivo:

demonstrar a influência da consulta pré-operatória de enfermagem na prática do autocuidado realizado pelos pacientes com estomia respiratória do A.C. Camargo Câncer Center e descrever quais são as práticas de autocuidado realizadas e seus fatores limitadores.

Método:

estudo qualitativo, exploratório, realizado com 7 pacientes com idade igual ou superior a 18 anos, submetidos à consulta pré-operatória de enfermagem, que realizaram cirurgia com confecção de estomia respiratória e estavam com capacidade de estabelecer comunicação verbal. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada e gravador digital e submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

predominou participantes homens, com idade igual ou superior a 56 anos e 3º grau completo.

Foram identificadas duas categorias analíticas:

“Repercussões das ações promovidas pela consulta pré-operatória de enfermagem”; e “Obstáculos na busca pela autonomia no cuidado com a cânula de traqueostomia”.

Conclusão:

a consulta de enfermagem é um importante instrumento para orientar, formar vínculo e esclarecer dúvidas sobre os cuidados com a estomia e dispositivos respiratórios, e as ações de enfermagem podem limitar e até impedir o paciente de desenvolver o seu autocuidado, fazendo-se necessário que o projeto terapêutico de enfermagem seja planejado para agregar o paciente nesse processo.