Validação do aplicativo helpteen para prevenção da violência contra adolescentes

Enferm. foco (Brasília); 11 (4), 2020
Publication year: 2020

Objetivo:

Validar o aplicativo móvel HelpTeen como tecnologia educativa para prevenção da violência contra adolescentes.

Método:

Trata-se de uma pesquisa de validação ou metodológica aplicada, com abordagem quantitativa, cuja coleta de dados aconteceu no mês de agosto de 2019, em duas escolas públicas de ensino fundamental e médio de Sobral-Ceará. A validação de conteúdo e aparência foi realizada com 106 adolescentes de 14 a 18 anos. Os dados foram submetidos a estatística descritiva e expressos por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Para fins de validação foi considerado o percentual mínimo de 75% de concordância para cada item.

Resultados:

os 17 itens de avaliação foram validados alcançando o referencial exigido com IVC>0,75, sendo avaliados com os menores índices, os itens: C 1.2 (=0,77) sobre se as funções eram suficientes ao alcance de objetivos; o C1.4 (=0,76) que trata do aprendizado de um novo conteúdo; C 2.3 (=0,77) quanto a quantidade apropriada de informação em cada tela; e D 1.3 (=0,77) sobre a exploração de conteúdos consistentes.

Conclusão:

Conclui-se que o aplicativo HelpTeen foi validado pelo público adolescente, embora ainda necessite aperfeiçoar algumas funções relacionadas ao aprendizado, como também no quesito da usabilidade visando maior interesse do aplicativo como ferramenta educativa para o público adolescente. (AU)

Objective:

To validate the HelpTeen mobile application as an educational technology for preventing violence against adolescents.

Method:

This is an applied research, with a quantitative approach, whose data collection took place in August 2019 in two public elementary and high schools in Sobral-Ceará. The content and appearance validation was performed with 106 adolescents (14-18 years old). The data were submitted to descriptive statistics and expressed through the Content Validity Index (CVI). For validation purposes, the minimum percentage of 75% agreement for each item was considered.

Results:

the 17 evaluation items were validated reaching the required benchmark with CVI> 0.75, and the items were evaluated with the lowest indexes: C 1.2 (= 0.77) on whether the functions were sufficient to achieve objectives; o C1.4 (= 0.76) that deals with the learning of new content; C 2.3 (= 0.77) regarding the appropriate amount of information on each screen; and D 1.3 (= 0.77) on the exploration of consistent content.

Conclusion:

It is concluded that the HelpTeen application was validated by the adolescent public, although it still needs to improve some functions related to learning, as well as in terms of usability, aiming at the greater interest of the application as an educational tool for the adolescent public. (AU)

Objetivo:

validar la aplicación móvil HelpTeen como tecnología educativa para prevenir la violencia contra los adolescentes.

Método:

Esta es una investigación aplicada, con un enfoque cuantitativo, cuya recopilación de datos tuvo lugar en agosto de 2019, en dos escuelas públicas primarias y secundarias en Sobral-Ceará. La validación de contenido y apariencia se realizó con 106 adolescentes de 14 a 18 años. Los datos se enviaron a estadísticas descriptivas y se expresaron a través del Índice de Validez del Contenido (CVI). Para fines de validación, se consideró el porcentaje mínimo de 75% de acuerdo para cada artículo.

Resultados:

los 17 ítems de evaluación fueron validados alcanzando el punto de referencia requerido con CVI> 0.75, y los ítems fueron evaluados con los índices más bajos: C 1.2 (= 0.77) sobre si las funciones eran suficientes para lograr los objetivos; o C1.4 (= 0.76) que se ocupa del aprendizaje de nuevos contenidos; C 2.3 (= 0.77) con respecto a la cantidad apropiada de información en cada pantalla; y D 1.3 (= 0.77) sobre la exploración de contenido consistente.

Conclusion:

Se concluye que la aplicación HelpTeen fue validada por el público adolescente, aunque todavía necesita mejorar algunas funciones relacionadas con el aprendizaje, así como en términos de usabilidad, con el objetivo de un mayor interés de la aplicación como una herramienta educativa para el público adolescente. (AU)