Percepção de usuários de um pronto atendimento 24 horas acerca da classificação de risco
Perception of users of a ready 24 hour service about risk classification
Percepción de usuarios de un listo atención 24 horas acerca de la clasificación de riesgo

Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online); 13 (), 2021
Publication year: 2021

Objetivo:

compreender o que os usuários de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas entendem por classificação de risco.

Método:

pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo. A investigação foi realizada em uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas nos meses de junho e julho de 2018, com 12 usuários do serviço. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e após foram submetidos a análise temática de conteúdo.

Resultados:

possibilitaram a construção de duas categorias: Motivos para a procura do pronto atendimento como primeira escolha e Classificação de risco: uma lacuna do conhecimento dos usuários. Pode-se perceber que o conhecimento que os usuários possuem sobre o serviço de pronto atendimento é escasso e a classificação de risco se apresenta como uma lacuna no conhecimento.

Conclusão:

este assunto precisa ser trabalhado para que seja possível a organização dos serviços de saúde

Objective:

to comprehend the viewpoint of users of a 24-hour Emergency Care Unit about risk classification.

Method:

this is a qualitative research, with an exploratory-descriptive character. The investigation was conducted in a 24-hour Emergency Care Unit in the months of June and July 2018, with 12 users of the service. Data were collected through a semi-structured interview, and subsequently they were submitted to content thematic analysis.

Results:

it has allowed us todraw up two categories: Reasons for the search of emergency care as the first choice and Risk classification: a gap in the knowledge of users. We can note that the knowledge that the users have about the emergency care service is scarce and that therisk classification is shown as a knowledge gap.

Conclusion:

this issue needs to be worked out in order to enable us to organize health services

Objetivo:

compreender lo que los usuarios de una Unidad de Atención de Emergencia24 horas entienden por clasificación de riesgo.

Método:

investigación com enfoque cualitativo, de carácter exploratorio-descriptivo. La investigación se realizo en una Unidad de Atención de Emergencia24 horas em los meses de junio y julio de 2018, con 12 usuarios del servicio. Los datos se recopilaron mediante una entrevista semiestructurada y después se sometieron al análisis temático de contenido.

Resultados:

fue posible construirse dos categorías: Razones para la demanda de la atención de emergência como primera opción y Clasificación de riesgo: una laguna del conocimiento de los usuarios. Se puede percibir que el conocimiento que los usuariosposeen sobre el servicio de atención de emergenciaes exiguoy la clasificación de riesgo se muestra como una laguna em el conocimiento.

Conclusión:

este assunto necesita ser trabajado para que sea posible la organización de los servicios de salud