Hist. enferm., Rev. eletronica; 11 (2), 2020
Publication year: 2020
Objetivo:
Analisar a trajetória histórica de institucionalização do curso de enfermagem da Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro, desde sua criação até os dias atuais, a partir dos aspectos político-pedagógicos e organizacionais que influenciaram no processo de criação, implantação e consolidação do curso na Universidade. Métodos:
Estudo de natureza histórico-social, fundamentado em levantamento e sistematização de documentos históricos armazenados em setores e unidades acadêmicas da UnB. Resultados:
As informações obtidas na análise dos dados foram separadas em três categorias: “Da criação da UnB ao projeto do curso de enfermagem”, “A criação efetiva do curso e os primeiros anos até 1986” e “Da estruturação do Departamento até o ano de 2015”. A criação do curso de enfermagem foi aprovada em 9 de abril de 1975 pelo Conselho Diretor. O curso, nos primeiros anos de existência, teve que enfrentar a falta de infraestrutura para o seu funcionamento. Em 1986, passou à condição de Departamento, conforme recomendado pelo Conselho Federal de Educação. Conclusão:
O curso de enfermagem da UnB construiu e protagonizou, ao longo dos seus mais de 40 anos de existência, o lócus para a consolidação da enfermagem na capital Federal. Esse registro
é importante, pois registra a história da enfermagem no Distrito Federal. Não é possível conhecer a história da enfermagem candanga sem conhecer a história do curso de enfermagem da UnB.