Historicidade dos serviços de saúde do município de Gaspar – Santa Catarina (1973- 2014)

Hist. enferm., Rev. eletronica; 11 (1), 2020
Publication year: 2020

Introdução:

Estudo histórico social com o objetivo conhecer acerca da gestão das políticas públicas de saúde no município de Gaspar de 1973 a 2014.

Método:

Participaram do estudo seis sujeitos integrantes da história desse movimento, sendo dois profissionais da saúde, dois secretários da saúde e dois conselheiros de saúde. A coleta de dados aconteceu a partir de entrevistas, e pesquisa documental para conferência dos relatos orais foram utilizados planos municipais de saúde dos anos que compreendem o recorte temporal do estudo. Posteriormente, os dados passaram pela análise de conteúdo.

Resultados:

A partir da codificação pela técnica de enunciação foram agrupadas as significações das quais emergiu a categoria: História da implantação e desenvolvimento dos serviços em saúde do município de Gaspar - Santa Catarina.

Considerações finais:

Os serviços de saúde no município de Gaspar tiveram sua implantação e desenvolvimento a partir da descentralização, municipalização em congruência com as políticas públicas de saúde instauradas no país à época. Desde então, vem aprimorando e organizando a gestão dos serviços para sua ampla participação nos programas e políticas ministeriais de saúde, a fim de garantir o acesso e a qualidade à saúde da população.

Descritores:

Serviços de Saúde; Políticas Públicas de Saúde; História; Saúde.