Administração em enfermagem no Hospital João de Barros Barreto

Hist. enferm., Rev. eletronica; 11 (1), 2020
Publication year: 2020

Este estudo é um recorte da tese de doutorado sob título:

Estratégia coletiva de enfermeiras na reimplantação do Processo de Enfermagem: uma pesquisa convergente-assistencial.

Objetivo:

Descrever o processo de administração em enfermagem no Hospital João de Barros Barreto sob a ótica de enfermeiras dos anos setenta do século XX.

Método:

optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando fontes históricas identificadas na Biblioteca do Hospital, bem como por documentos fornecidos em entrevistas não estruturadas de cinco enfermeiras aposentadas que atuaram nesse hospital nos anos 70. O cenário da pesquisa foi a Clínica Cirúrgica do hospital localizado no município de Belém do Pará. Os dados foram validados pelas enfermeiras entrevistadas. A análise dos conteúdos apresentados gerou 149 unidades temáticas que constituíram três categorias do capítulo, Evolução da implantação da SAE no HUJBB que originou este artigo.

As categorias foram denominadas:

O Hospital Universitário João de Barros Barreto: contexto institucional da pesquisa; A dinâmica da assistência de enfermagem e seus profissionais, e, os pacientes e a SAE através do PE. Este estudo abordará a categoria “a dinâmica da assistência de enfermagem e seus profissionais”. Os resultados analisados demonstram que a reimplantação do Processo de Enfermagem tornou-se possível pela adoção da estratégia coletiva de enfermeiras em sua prática assistencial no contexto da Sistematização da Assistência de Enfermagem