Percepções de pacientes colostomizados sobre os cuidados de enfermagem das unidades de internação em oncologia
Perceptions of colostomy patients about nursing care in oncology inpatient units
Percepciones de pacientes colostomizados sobre el cuidado de enfermería de las unidades de oncología

Estima (Online); 19 (1), 2021
Publication year: 2021

Objetivo:

Analisar as percepções dos pacientes com câncer colorretal em uso de colostomia sobre os cuidados de enfermagem das unidades de internação em oncologia de um hospital do oeste de Santa Catarina.

Métodos:

Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa realizado nas unidades de internação em oncologia do Hospital Regional do Oeste, no período de janeiro a agosto de 2020, por meio de um questionário contendo dados sociodemográficos e entrevista semiestruturada, aplicado a 20 pacientes com câncer colorretal em uso de colostomia. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin.

Resultados:

Os resultados apontaram prevalência de colostomizados do sexo masculino, com idade média de 60,25 anos, casados, aposentados e com ensino fundamental incompleto.

A partir da análise qualitativa das entrevistas surgiu a categoria:

percepções dos pacientes sobre os cuidados de enfermagem, a qual foi subdividida em: cuidados de enfermagem com a bolsa e a estomia e cuidados de enfermagem na internação.

Conclusão:

Ao término da pesquisa, conclui-se que os colostomizados percebem que a equipe de enfermagem realiza os cuidados essenciais à bolsa e à estomia, incluindo sua troca e higiene durante a internação, atendendo às necessidades dos pacientes. Além disso, fornecem orientações importantes sobre o uso dos dispositivos, promovendo educação em saúde.