Resgate histórico dos avanços da Enfermagem Obstétrica brasileira

Hist. enferm., Rev. eletronica; 11 (2), 2020
Publication year: 2020

Objetivo:

Analisar o que tem sido discutido na literatura acerca dos avanços da Enfermagem Obstétrica brasileira.

Método:

Trata-se de Revisão Integrativa. A coleta de dados foi realizada de julho a setembro de 2018, a partir de estratégia de busca no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo cruzados os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): História da Enfermagem; Obstetrícia, Cuidados de Enfermagem, Procedimentos Cirúrgicos Obstétricos e seus equivalentes em espanhol e inglês.

Resultados:

Os achados permitiram a construção de duas categorias empíricas, sendo que 36% dos estudos trabalham o resgate histórico da Enfermagem Obstétrica no âmbito da humanização da assistência e 45% abordam a formação e inserção profissional dos enfermeiros especialistas em Obstetrícia, destacando as especificidades regionais em prol da valorização do enfermeiro obstetra.

Considerações Finais:

Observaram-se avanços consideráveis nos cursos de Especialização em Obstetrícia, que contribuem para a formação de especialistas na área com ênfase na promoção da assistência humanizada, respeitando o caráter fisiológico do processo do parto. Em contrapartida, nota-se a existência de desafios no âmbito do reconhecimento profissional, sendo necessário planejamento e formulações de estratégias políticas.