Construção de instrumento de cuidado do enfermeiro ao paciente com cateter venoso centra

Rev Rene (Online); 23 (), 2022
Publication year: 2022

Objetivo:

construir um instrumento de cuidados do en-fermeiro ao paciente com cateter venoso central de curta permanência em Unidade de Terapia Intensiva.

Métodos:

estudo multimétodo em três etapas:estruturação do instru-mento; pré-teste do instrumento; análises de concordância entre os enfermeiros e composição final do instrumento.

Resultados:

o instrumento, em sua primeira versão, apre-sentou três domínios relacionados ao momento de inserção (cinco itens), manutenção (15 itens) e remoção do cateter (dez itens). A maioria dos 30 itens foi avaliada como rele-vante (23/77%) e apresentou satisfatório Índice de Vali-dade de Conteúdo (28/93%). Reformularam-se dez itens, incluíram-se 32 novos e excluíram-se três itens.

Conclusão:

foi construído o instrumento, que apresentou validade de resposta para os cuidados do enfermeiro ao paciente com cateter venoso central em Unidade de Terapia Intensiva, compondo-se de três domínios e 59 itens avaliados por en-fermeiros e considerados adequados para os momentos de inserção, manutenção e remoção do cateter. (AU)