Rev Rene (Online); 23 (), 2022
Publication year: 2022
Objetivo:
compreender como ocorre o acompanhamento de crianças e adolescentes em uso de Ritalina pelos profissio-nais enfermeiros das unidades Estratégias Saúde da Família. Métodos:
estudo qualitativo ancorado no referencial teó-rico dos atributos essenciais da atenção primária à saúde, no qual participaram 27 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. A coleta de dados ocorreu por meio de entre-vistas, que passaram por análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo. Resultados:
emergiram três categorias: (Des)conhecimento sobre a população usuária de Ritalina: sobre a co-responsabilização do processo assistencial e as dificuldades enfrentadas para o acompanhamento do uso da Ritalina; Saberes e fazeres da atenção primária no cenário de utilização da Ritalina; A prescrição da Ritalina como de-manda da instituição escolar. Conclusão:
o acompanhamen-to das crianças e adolescentes em uso de Ritalina está fragi-lizado, sendo necessário que a atenção primária à saúde se estruture, amplie e fortaleça os cuidados a essa população. (AU)