Reflexões de Edith de Magalhães Fraenkel sobre o currículo de Enfermagem na década de 1940
Reflexiones de Edith de Magalhães Fraenkel sobre el plan curricular de Enfermería en la década de 1940

Hist. enferm., Rev. eletronica; 12 (1), 2021
Publication year: 2021

Introdução:

Edith de Magalhães Fraenkel foi responsável pela organização e criação da Escola de Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. No primeiro ano de funcionamento da escola, sua diretora lança uma série de artigos na Revista Médico-Social intitulados “Pontos do currículo para Escolas de Enfermagem”.

Objetivo:

analisar as reflexões de Prof.ª Edith de Magalhães Fraenkel sobre o currículo de enfermagem, publicadas na Revista Médico-Social, entre 1942 e 1943, e seus reflexos para a Escola de Enfermagem.

Método:

estudo de perspectiva histórica,sob a ótica da Micro-História.

Resultados:

o corpus documental foi constituído de sete artigos. O discurso sobre o currículo apresentou influência americana intermediada pelo envolvimento da Fundação Rockefeller junto à Universidade de São Paulo e mesmo na Revista Médico-Social, além do exemplo anglo-americano do modelo-padrão de enfermagem vigente à época.

Considerações finais:

as discussões da autora sobre recrutamento, carga horária, conteúdos curriculares, tempo de teoria e prática, conformação administrativa e relação escola-hospital, estratégias para evitar a exploração da mão de obra estudantil, também incorporam referências americanas, inclusive em virtude da formação da docente e sua complementação de estudos na América do Norte, com destaque para as ciências humanas e sociais na formação do enfermeiro.