Formação em enfermagem, mídias sociais e as competências de gestão
Educación en enfermería, medios de comunicación social y habilidades de gestión

Nursing (Ed. bras., Impr.); 25 (290), 2022
Publication year: 2022

Objetivo:

Descrever o uso de mídias sociais como recurso para a formação em enfermagem a partir da implementação de competências gerenciais.

Método:

Trata-se de relato de experiência, executado a partir dos relatórios de um projeto de extensão universitária, executado entre 2020 e 2021, usando como análise, por meio da teoria de aprendizagem de Vygotsky.

Resultado:

O estudo mostra as atividades executadas ao gerenciamento nas redes sociais, colaborou com habilidades que corroboram para competências interligadas a autogestão, liderança, práticas colaborativas e o dimensionamento da equipe, a partir do uso da Tecnologia de Informação e Comunicação como mediador no processo de aprendizagem e formação em enfermagem.

Conclusão:

O desenvolvimento de competências gerenciais, ultrapassa o critério de conhecimento, mas também deve agregar as atitudes e habilidades para fortalecimento das mesmas, a partir da mediação por tecnologias para aprendizagem e formação.(AU)

Objective:

To describe the use of social media as a resource for nursing education from the implementation of managerial skills.

Method:

This is an experience report, executed from the reports of a university extension project, executed between 2020 and 2021, using as analysis, through Vygotsky's learning theory.

Result:

The study shows the activities performed to management in social networks, collaborated with competencies that corroborate skills interconnected to self-management, leadership, collaborative practices and team sizing, since the use of Information and Communication Technologies as a mediator in the learning process and training in nursing.

Conclusion:

The development of management skills goes beyond the criterion of knowledge, but should also add the attitudes and skills to strengthen them, from the mediation by technologies for learning and training.(AU)

Objectivo:

Describir el uso de los medios sociales como recurso para la formación en enfermería a partir de la implementación de competencias gerenciales.

Método:

Se trata de un relato de experiencia, ejecutado a partir de los relatos de un proyecto de extensión universitaria, ejecutado entre 2020 y 2021, utilizando como análisis, por medio de la teoría de aprendizaje de Vygotsky.

Resultados:

El estudio muestra las actividades realizadas en la gestión de las redes sociales, colaborando con habilidades que corroboran para las competencias interligadas a la autogestión, el liderazgo, las prácticas colaborativas y el dimensionamiento del equipo, a partir del uso de la Tecnología de la Información y la Comunicación como mediador en el proceso de aprendizaje y formación en enfermería.

Conclusión:

El desarrollo de competencias gerenciales, ultrapasa el criterio de conocimiento, pero también debe agregar las actitudes y habilidades para el fortalecimiento de las mesmas, a partir de la mediatización por tecnologías para el aprendizaje y la formación.(AU)