Rev. enferm. UFPE on line; 9 (4), 2015
Publication year: 2015
Objetivo:
avaliar a eficácia de um jogo de tabuleiro sobre a dengue jogado por crianças em escolas públicas.
Método:
escolares de duas escolas foram randomizados, aleatoriamente, para participar do grupo do jogo de
tabuleiro (GJT) ou do grupo controle (GC). Um questionário foi construído para avaliar os conhecimentos e
atitudes sobre a dengue e aplicado tanto ao GJT quanto ao GC antes e póx-intervenção. O projeto de pesquisa
foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG, CAAE nº 0106.0.203,00009. Resultados:
o GJT
demonstrou mudanças de atitudes (p <0,05) em todas as questões, exceto uma. O GJT mostrou maior
conhecimento sobre a dengue, como indicado pela proporção de respostas corretas em relação ao GC, em 12
das 18 perguntas. Conclusão:
ferramentas educacionais, como um jogo de tabuleiro, podem ser projetadas
especificamente para melhorar o conhecimento e as atitudes sobre a dengue em diferentes contextos em
escolares.(AU)
Objective:
to evaluate the efficacy of a board game about dengue played by young children in elementary
schools in southeastern Brazil. Methods:
schoolchildren were randomly assigned to participate in a board
game group (BGG) or control group (CG). A questionnaire was designed to assess knowledge and attitudes
about dengue fever and applied to both the BGG and CG groups before and after post-intervention. The
research was approved by the Research Ethics Committee of UFMG by the CAAE nº 0106.0.203,00009. Results:
the BGG demonstrated changes in attitudes (p<0.05) across all questions except one. The BGG showed
increased knowledge about dengue as indicated by correct responses compared to the CG in 12 out of
eighteen selected test questions. Conclusion:
Educational tools such as a board game can be specifically
designed to improve knowledge and attitudes about dengue in different classroom settings.(AU)
Objetivo:
evaluar la eficacia de un juego de mesa sobre el dengue que desempeñan los niños en las escuelas
primarias. Método:
los estudiantes fueron asignados aleatoriamente a participar en el juego de mesa (JM) o
grupo control (GC). Se construyó un cuestionario para evaluar los conocimientos y actitudes sobre el dengue y
aplicado tanto a JM en el GC antes y después de la intervención. La investigación fue aprobada por el Comité
de Ética en Investigación de la UFMG con el CAAE nº 0106.0.203,000-09. Resultados:
el JM demostró cambios
en las actitudes (p < 0,05) en todas las cuestiones excepto uno. El JM mostró un mayor conocimiento sobre el
dengue, según lo indicado por las respuestas correctas en comparación con el GC en 12 de las dieciocho
preguntas. Conclusión:
las herramientas educativas tales como un juego de mesa pueden ser diseñadas
específicamente para mejorar los conocimientos y actitudes sobre el dengue en los diferentes contextos de
aula.(AU)