Saberes e práticas preventivas de pessoas idosas sobre a COVID-19
Elderly people's knowledge and preventive practices about COVID-19
Rev Rene (Online); 23 (), 2022
Publication year: 2022
RESUMO Objetivo compreender os saberes e as práticas preventivas de pessoas idosas sobre a COVID-19. Métodos pesquisa qualitativa e desenvolvida com 11 pessoas idosas residentes em um condomínio do idoso. Dados obtidos com uso da técnica de entrevistas individuais e, a seguir, submetidos à análise lexicográfica por meio da Classificação Hierárquica Descendente utilizando o software IRaMuTeQ®; e discussão à luz da literatura sobre COVID-19.
Resultados emergiram seis classes:
Construindo saberes e práticas preventivas sobre a COVID-19; Consequências emocionais; Práticas preventivas e de controle; Reconhecimento e importância das estratégias de prevenção; Impactos físicos, sociais e econômicos e Fatores de risco individuais e coletivos. Conclusão as pessoas idosas compreendem as consequências negativas da COVID-19, identificando os fatores de risco individuais e coletivos, apreendidos com base em vivências durante a pandemia, experiências prévias, diálogos e fontes de informação. Reconhecem a importância das práticas preventivas, realizando cuidados no ambiente domiciliar e urbano. Contribuições para a prática o estudo contribui positivamente para a assistência às pessoas idosas com a construção de conhecimentos acerca da COVID-19, sobretudo, no contexto de pessoas idosas residentes em um condomínio do idoso, sensibilizando e embasando os profissionais de saúde para planejarem e desenvolverem ações educativas problematizadoras, impactando na prática profissional.
ABSTRACT Objective to understand the knowledge and preventive practices of elderly people about COVID-19. Methods qualitative research developed with 11 elderly people living in a condominium for the elderly. Data were obtained using the technique of individual interviews and then submitted to lexicographic analysis by means of the Descending Hierarchical Classification using the software IRaMuTeQ®; and discussion in the light of the literature on COVID-19.