Eventos adversos e incidentes notificados em um centro de materiais e esterilização

Rev. SOBECC (Online); 28 (), 2023
Publication year: 2023

Objetivo:

Caracterizar as notificações dos incidentes e eventos adversos do Centro de Material e Esterilização (CME) de um hospital de ensino.

Método:

Estudo retrospectivo, documental, descritivo e quantitativo em um CME classe II, em que foram analisadas as notificações contidas no banco de dados do Núcleo do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança do paciente, entre 2016 e 2020. Como técnica de análise dos dados coletados, utilizou-se o diagrama de causa e efeito, e a descrição das notificações foram agrupadas conforme o diagrama de 6M: método; material; mão de obra; máquina; medida; e meio ambiente.

Resultados:

Entre as notificações realizadas, as variáveis matéria-prima e método foram as que mais geraram incidentes durante todo o período, representando 28,54 e 26,44%, respectivamente. Além disso, o Centro Cirúrgico foi o que mais notificou e foi notificado pelo CME.

Conclusão:

Foi possível conhecer os incidentes que mais predominam no CME da instuição, e as variáveis materiais e método, com o centro cirúrgico, foram as variáveis e setor que mais geraram notificações no período pesquisado (AU)