Nursing (Ed. bras., Impr.); 26 (301), 2023
Publication year: 2023
Objetivo:
A falta de leitos hospitalares no Brasil é queixa comum entre usuários do Sistema Único de Saúde. Objetivo:
Relatar a experiência da construção de um Serviço de Gerenciamento de leitos e apresentar a atuação do enfermeiro como gestor, em prol da visibilidade e fortalecimento da classe de enfermagem. Método:
Relato de experiência da implementação da gestão de leitos de um hospital público estadual de médio porte, em um município do interior do estado de São Paulo. Resultado:
A partir da implantação houve mudanças no perfil dos indicadores dos setores assistencias, com a utilização dos leitos aproveitados em sua capacidade máxima. Observou-se a diminuição da fila de espera para internação em consequência do acesso oportuno e ordenado à vaga. Conclusão:
Pode-se inferir que o gerenciamento de leitos é efetivo e eficiente na gestão hospitalar com resultados operacionais e financeiros satisfatórios e um fator preponderante para a segurança e satisfação dos clientes.(AU)
Objective:
The lack of hospital beds in Brazil is a common complaint among users of the Unified Health System. Objective:
To report the experience of the construction of a Bed Management Service and to present the nurse's role as manager, for the visibility and strengthening of the nursing class. Method:
Experience report of the implementation of bed management in a public hospital of medium size, in a city in the interior of the state of São Paulo. Result:
From the implementation there were changes in the profile of the indicators of the care sectors, with the use of beds used to their maximum capacity. A reduction in the waiting list for hospitalization was observed as a result of the timely and orderly access to vacancies. Conclusion:
It can be inferred that the management of beds is effective and efficient in hospital management with satisfactory operational and financial results and a preponderant factor for the customers' safety and satisfaction.(AU)
Objetivo:
La falta de camas hospitalarias en Brasil es una queja común entre los usuarios del Sistema Único de Salud. Objetivo:
Relatar la experiencia de la construcción de un Servicio de Gestión de camas y presentar la actuación de la enfermera como gestora, para la visibilidad y fortalecimiento de la clase de enfermería. Método:
Relato de experiência da implementação da gestão de lechos de um hospital público estadual de médio porte, em um município do interior do estado de São Paulo. Resultado:
A partir da implementação houve mudanças no perfil dos indicadores dos setores assistência, com o uso de camas utilizadas ao seu máximo de capacidade. Observou-se a diminuição da fila de espera para internação em consequência do acesso oportuno e ordenado à vaga. Conclusão:
É possível inferir que a gestão de camas é eficaz e eficiente na gestão hospitalar com resultados operacionais e financeiros satisfatórios e um factor preponderante para a segurança e satisfação dos clientes.(AU)