Qualidade dos registros da tuberculose no sistema de informação de notificação: perspectivas de apoiadores e digitadores distritais
Quality of tuberculosis records in the notifiable diseases information: perspectives of district supporters and typists
Rev. APS (Online); 27 (), 2024
Publication year: 2024
Apesar dos múltiplos esforços realizados em todo o mundo, a tuberculose (TB) continua sendo um problema de saúde pública e um grande desafio para os países com uma carga maior da doença. O sistema de vigilância epidemiológica (VE) da TB tem papel primordial nas atividades de prevenção e controle dessa doença. Este estudo tem como objetivo conhecer a perspectiva de apoiadores técnicos e digitadores sobre o registro de dados no SINAN acerca da tuberculose de uma capital do Norte do país. Estudo qualitativo, exploratório, realizado com oito apoiadores técnicos e digitadores. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada no período de janeiro a junho de 2022 e submetidos à análise temática.
Expressos em duas categorias:
Compromisso com a qualidade dos dados e Desafios no preenchimento e busca das informações. As principais limitações dos registros de dados estão relacionadas à qualidade dos dados enviados pelas unidades básicas de saúde e à falta de articulação entre os sistemas de registro. Há fragilidades em vários pontos do sistema, apontando a necessidade de investimento para a integração dos sistemas de registro, sensibilização dos profissionais sobre preenchimento adequado das informações; e elaboração de estratégias informatizadas que otimizem o processo de registro.
Despite multiple efforts around the world, tuberculosis (TB) remains a public health problem and a major challenge for countries with a higher burden of the disease. The TB epidemiological surveillance (ES) system plays a key role in TB prevention and control activities. The aim of this study was to get to know the perspective of technical supporters and typists on the recording of tuberculosis data in SINAN in a capital city in the north of the country. This is a qualitative, exploratory study carried out with eight technical supporters and typists. The data was collected through semi-structured interviews between January and June 2022 and subjected to thematic analysis.